Atenção em Saúde Mental

por Chrystian R. Campos
Publicado: 10/09/2019 - 15:34
Última modificação: 23/10/2023 - 17:41

Sobre o Programa de Atenção em Saúde Mental

No primeiro ano de residência no Programa de Atenção em Saúde Mental (ASM) há a vivencia na experiência na rede de serviços de saúde mental e os serviços da Rede Municipal de saúde em geral, tanto na atenção primária quanto na média e alta complexidade (UAPSF Jardim Célia,UBS Tocantins, Caps AD UFU, Caps Oeste, Caps AD Prefeitura, Caps i, Credesh, DST/Aids, Enfermaria de Psiquiatria e PS de Psiquiatria).
O objetivo no primeiro ano é o conhecimento da Rede Básica de Saúde. Para tal, o residente permanece um ano na atenção primária (PSF Jardim Célia e UBS Tocantins) desenvolvendo tanto atividades de rotina da unidade já estabelecidas, como também criando grupos para o atendimento da demanda em saúde mental. Também há a participação do matriciamento de psiquiatria, que acontece uma vez por mês na Unidade de Saúde. Esse contato com a atenção primária é de suma importância para entender a lógica do fluxo municipal de atenção à saúde mental. Além disso, também existe o contato com o paciente de saúde mental em sua comunidade/território, e o acompanhamento das diversas demandas que surgiram.
Quanto à parte teórica específica do Programa em Saúde Mental, há a apresentação de seminários pelos residentes, que são avaliados pelos tutores e coordenadores. Além disso, também tem-se tutoria intercaladas com seminários, para orientação para desenvolver o Trabalho de Conclusão de Residência (TCR). A tutoria é um espaço de troca de vivências a respeito dos campos de prática e também discussão de intercorrências, caso aconteçam.

 

Perfil do Profissional de Saúde Egresso

  • Atuar em equipes multidisciplinares na perspectiva da interdisciplinaridade, pautado nos princípios do SUS, aprimorando as competências específicas das profissões;
  • Planejar intervenções considerando a individualidade e o viver em coletividade dos cidadãos e seu entorno social, de forma ética e adequada às suas necessidades;
  • Identificar nos diferentes níveis de atenção à saúde, mecanismos gerenciais que possibilitem alcançar as metas da integralidade e resolutividade da atenção em saúde,atuando em rede de atenção;
  • Desenvolver pesquisas e socializar o conhecimento, com ética e responsabilidade social, buscando contribuir no aperfeiçoamento do SUS e suas políticas setoriais, com ênfase nos grupos vulneráveis;
  • Avaliar as competências técnicas e recursos materiais e de infraestrutura disponíveis e almejados para cumprir as
  • exigências impostas na atenção à saúde em rede, com ênfase na atenção primária em saúde (estratégia de saúde da família), atenção de média complexidade, em urgências e emergências e nos programas de alta complexidade existentes nos hospitais e possíveis expansões.
  • Os profissionais devem possuir, também, competências técnico-científicas, ético-políticas, sócio-educativas contextualizadas que permitam:
  • Atuar com competência profissional na sua área de concentração garantindo segurança e qualidade na atenção ao usuário, eficiência na utilização dos recursos da instituição, melhoria nos processos de trabalho e desenvolvimento científico de sua profissão;
  • Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões e em suas expressões;
  • Incorporar o conhecimento científico como instrumento de interpretação profissional;
  • Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
  • Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
  • Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e clínicos-reabilitadores, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
  • Reconhecer as relações de trabalho e lazer sua influência na saúde;
  • Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos para atenção a saúde;
  • Considerar a relação custo-benefício nas decisões dos procedimentos na saúde;
  • Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde.
  • Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
  • Usar adequadamente novas tecnologias de informação e comunicação para melhorar a assistência ao usuário;
  • Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
  • Prestar assistência compatível com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e na coletividade no âmbito de sua atuação;
  • Gerenciar o processo de trabalho no âmbito de sua atuação com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo;
  • Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de sua área de atuação;
  • Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
  • Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da sua profissão;
  • Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
  • Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde referentes a sua área de atuação;
  • Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde;
  • Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como profissional;
  • Reconhecer o seu papel social de atuação em atividades de política e planejamento em saúde.


Carga Horária:

Duração do Programa: 24 meses
Carga Horária: 60 horas semanais

Carga Horária Total: 5760 horas
Carga Horária Prática (80%): 4608 horas
Carga Horária Teórica e Teórico-Prática (20%): 1152 horas

 

OBS: O Programa de Residência exige do Profissional de Saúde Residente a dedicação exclusiva, ou seja, durante a residência não podem ser desenvolvidas outras atividades como Doutorado, Mestrado Acadêmico e Especializações.

AS VAGAS SÃO OFERTADAS CONFORME A DISPONIBILIDADE EM RECEBER NOVOS RESIDENTES OCORRENDO MUDANÇAS A CADA NOVO EDITAL

 

Coordenador da Área

Prof. Dr. Ricardo Wagner Machado da Silveira

 

Vice-Coordenador da Área

Profa. Dra. Karine Santana de Azevedo Zago