Pesquisa em Enfermagem da FAMED/UFU sobre cuidado cardiovascular é apresentada no Congresso Europeu de Cardiologia 2025
Publicado: 08/12/2025 - 09:37
Última modificação: 08/12/2025 - 09:43
Um estudo liderado pelo Prof. Dr. Omar Pereira de Almeida Neto (FAMED), realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/EBSERH), ganhou destaque internacional ao ser apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC 2025), realizado entre 30 de agosto e 2 de setembro, em Madrid, Espanha. O evento é considerado o mais importante encontro científico mundial na área de cardiologia, reunindo pesquisadores, profissionais da saúde e líderes de opinião de diversos países.
O estudo integra as atividades do Grupo de Inovação e Pesquisa Avançada em Cuidado Cardiovascular (CNPq), conduzido em parceria com a Universidade de Glasgow, Reino Unido, e a Universidade de Roma, Itália, investigou a eficácia de consultas de enfermagem através de vídeo-monitorização em pacientes com insuficiência cardíaca, com foco na melhoria do autocuidado e na redução de hospitalizações e mortalidade.
A pesquisa identificou que pacientes do grupo de intervenção obtiveram melhora significativa nos escores de autocuidado, indicando maior reconhecimento de sintomas e tomada de decisão em situações de agravamento. Adicionalmente, esses pacientes apresentaram menor frequência de hospitalizações, sugerindo que a intervenção pode contribuir para melhores desfechos clínicos.
De acordo com Prof. Omar, os achados reforçam a importância de modelos de cuidado centrados no paciente, apoiados em tecnologias em saúde, com forte participação de familiares e cuidadores, além de capacitação contínua das equipes assistenciais. “Apresentar nosso trabalho em um congresso dessa magnitude comprova a relevância da produção científica nacional e o potencial de impacto das pesquisas conduzidas no SUS”, afirmou.
Além da apresentação, os resultados do estudo devem ser submetidos para publicação em periódicos internacionais nos próximos meses, ampliando a visibilidade do trabalho acadêmico e o acesso às evidências geradas no Brasil.

