Atlética Aplicada
Publicado: 21/10/2021 - 15:40
Última modificação: 21/10/2021 - 15:40
Inicialmente, as Atléticas de Enfermagem e Nutrição eram separadas. A Associação Atlética Acadêmica da Enfermagem, conhecida como Manada, possuía o elefante como mascote e suas cores eram o preto e o verde-água. A Associação Atlética Acadêmica da Nutrição possuía a águia como mascote e suas cores eram o preto e o laranja.
Em 2019, os membros de ambas as diretorias observaram a dificuldade de adesão e participação em competições esportivas pelos discentes de ambos os cursos. Dificuldades como falta de alunos para composição de times oficiais, inexistência de time reserva, diminuição na quantidade de medalhas e redução de quantidade de pessoas nas torcidas em competições, foram alguns dos diversos aspectos que motivaram o início do processo de unificação. Este começou a ser discutido, no segundo semestre de 2019, pelas gestões que estavam atuantes naquele período, sendo representados pelos presidentes e vice-presidentes. Houve a criação de um mascote como identidade visual e um nome.
Em fevereiro de 2020, houve outro encontro, no qual se definiu que naquele momento não iriam realizar a unificação. Para que esta ocorresse, ambas as atléticas estipularam metas que deveriam ser realizadas até o fim do ano. A partir do cumprimento dessas, seria debatido novamente se ainda existia a possibilidade de unificação.
Mesmo com a pandemia, os objetivos estipulados foram alcançados antes do término do primeiro semestre e iniciou-se o desenvolvimento da nova atlética. Inicialmente, coletou-se sugestões nos grupos das atléticas de Enfermagem e Nutrição para construção dessa nova entidade. Os presidentes e vices de ambas filtraram e avaliaram estas informações. Assim, por votação nos grupos das diretorias, o nome prevaleceu o mesmo sugerido em 2019 e o animal para a mascote também.
Para a construção visual da mascote, queríamos algo diferente do padrão utilizado por outras atléticas. Por sugestão do aluno de Enfermagem, Gabriel Lopes, conseguimos concretizar a identidade visual que a nossa atual mascote teria. Assim, definiu-se que a nossa mascote seria uma mãe canguru com seu filhote, enaltecendo o cuidado que estes cursos possuem com o próximo e a composição de ambos que, em sua maioria, é de mulheres.
Após meses de processos burocráticos, conseguiu-se definir a data da assembleia geral para unificação. Em 05 de março de 2021, ocorreu a fundação da Associação Atlética Acadêmica Aplicada, por meio de uma assembleia geral e votação dos membros discentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição. As responsáveis por essa unificação e membros fundadores que ministraram esse processo de unificação, foram: Aryelle Luz, Caroline Favarão, Isadora Augustin e Lóren Miranda.
A primeira diretoria da AAA Aplicada foi composta por membros, da gestão de 2020, de ambas as atléticas que participaram desse processo de desenvolvimento e quiseram permanecer na gestão. De forma geral, os discentes continuaram ocupando os respectivos cargos que já possuíam antes da unificação. Esta diretoria permanece assim, até o momento, com o objetivo de reafirmar o vínculo entre os cursos e estruturar o primeiro ano dessa nova entidade acadêmica.
A AAA Aplicada possui como mascote uma canguru fêmea e seu filhote, as cores são verde-água e laranja.