Programa em Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

por Chrystian R. Campos
Publicado: 03/09/2019 - 11:56
Última modificação: 19/10/2023 - 10:01

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde são iniciativas dos Ministérios da Saúde e da Educação, criadas a partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 2005 e orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS a partir das necessidades e realidades locais e regionais.

A residência constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu para profissões da área da saúde, excetuada a médica, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço. Abrange os egressos das seguintes áreas de formação na graduação: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Podendo, ainda, incluir os egressos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Física Médica Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional.

Os programas de residência tem duração mínima de 2 (dois) anos, carga horária mínima total de 5.760 (cinco mil setecentas e sessenta) horas, sendo 80% (mínimo de 4608 horas) da carga horária total sob a forma de estratégias educacionais práticas e/ou teórico-práticas, com garantia das ações de integração, educação, gestão, atenção e participação social, e 20% (mínimo de 1152 horas) sob a forma de estratégias educacionais teóricas.

 

A carga horária dos programas deve ser cumprida em regime de tempo integral e de dedicação exclusiva. Para tanto, cada residente recebe uma bolsa trabalho mensal no valor de R$ 4.106,09 ao longo da residência.

 

Atualmente, a Universidade Federal de Uberlândia, através da COREMU, oferece 16 (dezesseis) programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde. A cada ano são disponibilizadas 75 vagas, distribuídas entre os diferentes programas e profissões:

 

Para ingressar em um dos programas da Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, o interessado deverá ser aprovado em processo seletivo que ocorre, comumente, no último trimestre de cada ano. Na UFU, atualmente, o processo seletivo, com exceção dos Programas em Medicina Veterinária, tem sido realizado através do Exame Nacional de Residência (ENARE), cujas informações gerais estão disponíveis em https://enare.ebserh.gov.br/

 

Para maiores informações sobre os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, sugerimos o acesso ao sítio eletrônico da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – órgão regulador dos PRAPS, disponível em: Dúvidas e Informações - CNRMS/MEC.