Acontece

Nota de Falecimento

Prof. José Olympio de Freitas Azevedo
por Fernanda
Publicado: 31/05/2025 - 11:44
Última modificação: 31/05/2025 - 11:44

É com profundo pesar, a Faculdade de Medicina comunica o falecimento do professor aposentado José Olympio de Freitas Azevedo.

* 24 de agosto de 1936

+ 30 de maio de 2025

Ele deixa um legado inesquecível na história da nossa universidade e na saúde da nossa região.

O velório está sendo realizado na Sala Ametista da Paz Universal.

Local: Rua Curitiba, 575, Bairro Brasil

Data e Horário: 31/05, das 8h às 16h

O sepultamento ocorrerá às 16h30, no Cemitério São Pedro - Av. Paes Leme, 855, Bairro Osvaldo Rezende.

A UFU decretou luto oficial por 3 dias, a partir de hoje.

 

Biografia

Professor José Olympio foi um dos grandes responsáveis pela história da educação médica em Uberlândia. Como fundador da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (EMECIU) em 1966, liderou a comissão que trabalhou para a sua criação. Sua coragem e visão pioneira fizeram com que, em 1976, essa escola fosse incorporada à então Universidade de Uberlândia, ajudando a construir a base da instituição que somos hoje.

Também foi um dos fundadores da Fundação da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (FEMECIU), em 1967, que viria a se tornar a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU). 

Durante toda sua trajetória na Universidade, atuou na Faculdade de Medicina (Famed), contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento e fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão na área da saúde. Entre suas funções administrativas, exerceu o cargo de pró-reitor de Planejamento e Administração, entre 1984 e 1985, período em que trabalhou muito para criar a Rádio e Televisão da UFU e também atuou como reitor substituto. 

Ao longo de sua trajetória de mais de três décadas no serviço público na UFU, iniciou suas atividades em 1º de março de 1964 e se aposentou em 26 de dezembro de 1997.

Foi cofundador do Hospital Santa Clara, em 1960. O seu trabalho na Medicina foi reconhecido ao receber, em 2005, a Medalha de Mérito Ético Profissional do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG).

A UFU e Faculdade de Medicina, perde um de seus fundadores, um homem que acreditou no potencial da nossa educação e dedicou sua vida ao bem-estar da nossa comunidade. Seu exemplo de ética, dedicação e inovação continuará sendo inspiração para toda a nossa comunidade universitária, estudantes, professores e profissionais da saúde.

Neste momento difícil, prestamos nossas condolências aos familiares e amigos do professor José Olympio e homenageamos sua vida e seu trabalho que fizeram a diferença na vida de tantas pessoas.