Residência articulada ao ensino e pesquisa
Publicado: 30/04/2024 - 09:21
Última modificação: 30/04/2024 - 12:14
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) propõe uma nova configuração para os profissionais de saúde produzirem conhecimento e pensar a educação e as práticas de saúde no serviço. A Residência Multiprofissional em Saúde tem como objetivo formar profissionais para uma atuação diferenciada no SUS, uma vez que pressupõe construção interdisciplinar dos profissionais em saúde, trabalho em equipe, dispositivo de educação permanente e reorientação das lógicas tecnoassistenciais. Neste contexto, a participação do corpo docente assistencial é de extrema importância para a estruturação e desenvolvimento de grupos de estudo e de pesquisa, que fomentem a produção de projetos de pesquisa e de intervenção voltados à produção de conhecimento e de tecnologias que integrem ensino e serviço para a qualificação do SUS. Foto: Atividade de educação permanente em urgência e emergência, da residência para a graduação com a Profa. Fabíola Gomes.
Foto 2: Grupo de Pesquisa envolvendo enfermeiros residentes da área Atenção ao Paciente em estado crítico. Orientadores: Profa. Fabíola Gomes e Prof. Clesnan Mendes Rodrigues
.
Foto 3. Equipe de Fisioterapia no setor de Clínica Médica do HCU. Profa. Célia Regina Lopes e as preceptoras Adriele e Keise juntas na formação articulada dos residentes fisioterapeutas e estudantes da graduação. O trabalho em equipe é a melhor ferramenta para o atendimento integral dos usuários dos serviços de saúde.