Acontece

Nota de Falecimento

por Jéssica Plífinar Vieira Florêncio
Publicado: 30/10/2024 - 14:43
Última modificação: 30/10/2024 - 15:40

É com pesar que informamos o falecimento de Lélio Avelino de Barros, ocorrido no dia 27 de outubro. Lídia e Lélia, suas familiares e cuidadoras, estão tranquilas com a certeza de terem feito tudo para garantir seu bem-estar e conforto.

Lélio foi um pai, sogro e avô dedicado que, após ficar viúvo, viveu com a filha Lídia e sua família. Ex-padre, professor e militante político, tradutor de livros, criador de um projeto de alfabetização de adultos que foi premiado na decada de 70. Refugiou-se no México na época do golpe militar e, ao retornar, contribuiu na Universidade Federal de Uberlândia. Com uma vida marcada pela sabedoria, serenidade e amor ao próximo, Lélio inspirou e apoiou todos ao seu redor.

Seu lema de vida era: “Senhor, conceda-me serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, coragem para mudar o que for possível, e sabedoria para saber discernir uma coisa da outra.”

Reconhecemos com respeito o legado de vida de Lélio Avelino de Barros, pai de nossa estimada docente Lídia Mayrink de Barros, cuja presença marcou profundamente sua família e a todos ao seu redor. Manifestamos nosso pesar e nossa solidariedade à família neste momento de despedida.