Liga de Urgência e Emergência em Enfermagem
Publicado: 09/05/2023 - 13:47
Última modificação: 09/05/2023 - 13:54
1 . Apresentação
A Liga de Urgência e Emergência foi criada por alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia e é destinada ao ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência, iniciou as suas atividades no início de 2009. Atualmente nos reunimos semanalmente, onde são apresentados e discutidos temas atuais que envolvem procedimentos básicos aos avançados de suporte e resgate de vítimas, passando por questionamentos sobre condutas éticas e responsabilidade dos profissionais de saúde. Nos trabalhamos com organização de mini-cursos, capacitações, palestras, projetos de pesquisa e extensão, estágios para os integrantes, sempre no sentido de divulgar o tema para a comunidade científica e população em geral.
2 . Objetivos
- Proporcionar o desenvolvimento e a motivação dos seus membros e do corpo acadêmico do curso em enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia através de pesquisas e extensão na área de enfermagem em urgência e emergência.
- Desenvolver pesquisas científicas, questionar os seus resultados, publicar e apresentar as suas conclusões.
- Promover atividades na área hospitalar que capacite os membros e corpo discente sobre cuidados de enfermagem a pacientes vítimas de urgência e emergência.
- Estender o conhecimento sobre urgência e emergência aos demais estudantes da área de saúde, preferencialmente do curso de enfermagem e seguimentos interessados, não associados à Liga de Enfermagem em Urgência e Emergência por meio de cursos, seminários, jornadas, congressos e similares.
- Propiciar atividades práticas aos membros da Liga de Enfermagem em Urgência e
3 . Programação
As reuniões dos membros da LUREEN acontecem todas as quintas-feira das 18:00h às 19:30h na sala 210, bloco 4k, onde acontece discussões de artigos científicos, estudos e problematização de casos, treinamentos, acontecem também visitas técnicas aos serviçoes vinculados à Urgência e Emergência. Os membros da liga devem ter frequência mínima de setenta e cinco por cento (75%) nas atividades desempenhadas. A reuniões são abertas para o público que se interessa pelo assunto, não sendo emitido nenhum tipo de declaração nesse caso.
4 . Integrantes
Diretoria Geral: Lara Adriane do Carmo Martins
Professor Orientador: Ricardo Gonçalves de Holanda
5 . Contato
E-mail: laradriane@ufu.br
Telefone: