PET Medicina UFU conquista prêmio de Inovação
Published: 11/07/2025 - 09:53
Last modification: 25/11/2025 - 13:37
PET Medicina UFU conquista prêmio de Inovação
Nesta semana, durante o I Encontro de Tutores dos grupos PET da UFU de 2025, nosso Tutor Prof. Dr. Danilo Borges Paulino, recebeu do Prof. Dr. Waldernor Barros Moraes Filho, Pró-Reitor de Graduação da UFU, e do Prof. Dr. Jesiel Cunha, Presidente do CLAA (Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET da UFU) o Prêmio InovaPET, reconhecendo uma das atividades do PET Medicina, a Oficina de MBTI, como a vencedora na categoria Coletivas e Integradoras.
O Prêmio InovaPET reconhece o Programa de Educação Tutorial como um núcleo de criação e inovação, um fórum de apoio e promoção de discussões e proposições de
ideias e avanços.
Nesse contexto, o CLAA premiará a cada ano as cinco atividades consideradas mais criativas/inovadoras, realizadas pelos Grupos PET da UFU em 5 das 6 categorias de ação que um grupo PET deve desenvolver, a saber Ensino, Extensão, Coletivas e Integradoras, Ações Afirmativas e Promoção da Saúde e Bem-estar.
Cada Grupo PET pode concorrer com apenas uma atividade, indicando em seu Relatório Anual de Atividades, qual ação deseja inscrever no Prêmio.
O grupo PET Medicina escolheu concorrer na categoria de Atividades Coletivas e Integradoras e indicou a Oficina de MBTI que consquistou o prêmio.
Os critérios para seleção das iniciativas premiadas eram:
(1) Criatividade: originalidade da atividade/solução alternativa, no contexto do Programa PET;
(2) Inovação: atividade criativa com capacidade de ser algo prático e útil, com resultado concreto e mensurável;
(3) Capacidade de aplicação/inspiração da atividade para outros Grupos PET, nos diversos contextos do PET (universalidade da ação);
(4) Impacto/alcance da atividade na comunidade acadêmica e/ou comunidade externa;
(5) Potencial da atividade de melhoria dos processos educacionais/pedagógicos.
A atividade premiada, conduzida pelo Prof. Dr. Gustavo Antonio Raimondi com apoio do tutor do grupo, teve como inspiração as aprendizagens dos professores durante curso de formação para a educação para profissionais da saúde promovida pelo Programa FAIMER (Foundation for Advancement of International Medical Education and Research) Brasil.
Nela, os/as petianos/as aprendem que o autoconhecimento é fundamental para a melhoria na atuação profissional e pessoal de um indivíduo e, no contexto do trabalho em equipe, pode potencializar pontos fortes e aprimorar características, permitindo o desenvolvimento das pessoas rumo à excelência. No contexto de um grupo PET, promover o autoconhecimento
contribui com a formação de seus membros e, futuramente, com o trabalho e o cuidado em saúde por eles realizados.
Nesse sentido, encontrar uma ferramenta com boas evidências científicas de aplicação é fundamental, sendo a Tipologia de Myers-Briggs (MBTI), um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais, uma excelente ferramenta para esse fim. Dessa maneira, os(as) 12 integrantes do grupo PET
Medicina puderam ser divididos(as) de acordo com os 4 temperamentos predominantes, potencializando o trabalho em equipe, criando equipes de alto desempenho, auxiliando na execução das tarefas do grupo e promovendo a aprendizagem com as diferenças. Com o MBTI, houve a divisão do grupo em trios e quartetos mesclando diferentes personalidades a fim de promover maior integração e trabalho em equipe.
O grupo PET Medicina agradece o reconhecimento de seu trabalho com essa importante premiação e o apoio de todos/as que tornaram essa conquista possível!
Quer conhecer mais sobre o uso do MBTI na Educação Médica?
Acesse esse artigo produzido por professores e estudantes do curso de Medicina da UFU: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20180265

